terça-feira, 25 de novembro de 2008

Viagens inúteis

Há muito tempo estava numa aula de inglês e discutíamos sobre as expedições a outros planetas que nós, terráqueos, vivemos programando... quando soltei: "ACHO ISSO UMA BOBAGEM!!!"

15 caras de espanto na minha direção!!!

Repeti: "Acho isso uma bobagem, não conseguimos nem mesmo cuidar do nosso planeta e estamos indo para outro tentar destruí-lo também!"

Lembro de ter ouvido vários argumentos do tipo: mas isso traz muitos benefícios para nós, traz tecnologia, blá blá blá...

Não adianta, ainda acho uma bobagem enorme!

Quando eu tinha 10 anos meu pai me deu um livrinho sensacional: 50 pequenas coisas que você pode fazer para salvar o planeta. Este pequeno livrinho, que deve ter pouco mais de 60 páginas mudou inúmeros hábitos na minha vida! E olha: eu só tinha 10 anos!!! Parei de escovar os dentes com a torneira aberta, por exemplo. Não foi nenhuma adulto que me obrigou a fazer isto, eu li: a água do planeta terra é FINITA e um dia pode acabar! Pronto, não precisei de outro argumento!

Mais tarde, quando já podia exercer todas as minhas vontades sempre me lembrava das dicas do livrinho: tente comprar o mínimo de embalagens possível, cozinhe sempre com a panela tampada, procure andar a pé, detergente só biodegradável. Esta grande sacola de pano que hoje virou moda, já era uma dica de 20 anos atrás!!!

Tudo isso para dizer o que: há decadas sabemos o que é certo e o que é errado para o planeta, mas ninguém liga, todos acham que é balela, que a água é infinita, blá blá blá...

E há décadas o homem tenta chegar em outros planetas. Para quê??? Tentar descobrir lá a água que faltará aqui? E vai fazer o que com a água? Trazer em baldinhos? Fazer uma grande tubulação interespacial? Desculpe, mas já temos aqui na Terra tudo o que precisamos. O que é nossa obrigação é cuidar do que nos foi dado para que não falte no futuro... Valeria muito mais gastar estes milhões e milhões em investimentos para salvar o que nos resta aqui dentro!

Pronto, falei!

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei digno! Post protesto! Arrasou, mas que tal darmos pinta em Saturno no final de semana que vem?
Bjoka