segunda-feira, 3 de junho de 2013

Abaixo a área de serviço!






Vamos lá, o que você efetivamente precisa numa área de serviço? Tanque, máquina de lavar roupas, varal e um armário para produtos de limpeza, aspirador de pó, etc... Pois é, e cheguei à conclusão que você consegue ter tudo isso em 1 metro quadrado! Vai, pode até ser 1,20 x 1,20 metros! Ainda mais com o crescente mercado de máquinas lava e seca, mais um pouco até o varal estará com os dias contados!

Ué, mas logo eu que levanto a bandeira de mais espaços nos apartamentos, falando em diminuir um “cômodo” para 1 metro quadrado??? Mas hã, me fala uma coisa, quanto tempo você passa na sua área de serviço? Uma pessoa normal passa pouco né? Até mesmo uma dona de casa, te asseguro, passa mais tempo no quarto (8 horas de sono, vamos ser otimistas) do que na área de serviço! Mas e para passar roupa? Não dá para passar roupa em 1 metro quadrado!!! Bom, se é você que faz este serviço, suponho que você o faça onde há alguma distração – TV, som... E isso pode ser feito em qualquer lugar da casa. Se você for privilegiado com uma pessoa que te ajude a fazer isso e seja paga para tal, te garanto que nem ela use a tal área de serviço. A não ser que você também passe o dia em casa, chefiando a coisa!

Todo esse meu pensamento começou quando conheci o projeto de uma amiga. Ela morava com o marido num flat, e não tinha área de serviço. Não tendo outro espaço para colocar máquina e o tanque, ela resolveu “comer” um espaço do banheiro fazendo um “segundo” box, para colocar esses equipamentos. Como a máquina tinha abertura na parte de cima, ela percebeu que só precisava do espaço da máquina para a largura deste “segundo” box. Era bem assim o projeto, imagine: janela externa, box com máquina de lavar roupas e tanque, porta de correr de vidro (cada uma corre para o que você vai usar, máquina ou tanque), box de tomar banho e mais uma porta de vidro. Achei aquilo sensacional! Por que matava dois coelhos numa cajadada só: a falta de espaço e a proximidade da cozinha!

Sabe, também não vejo com bons olhos o fato da nossa área de serviço brasileira ser coladinha com a cozinha. É meio irracional! Hoje em dia o tanque é praticamente uma extensão do fogão, de tão próximos! Dá até para enfiar ali uma panela que você não esteja usando e queira apoiar! Exageros à parte, é nítido que a coisa não tá no lugar certo quando você tem que pensar se vai fritar bife hoje ou amanhã porque é dia de roupa no varal! Quantas vezes você não deixou a fritura de lado porque seu único edredom tava secando no varal??? Ou a sua calça jeans preferida? Tudo porquê? Porque a dinâmica dos apartamentos é (salvo exceções): janela externa, espaço para máquina de lavar roupas, tanque, fogão, pia, espaço para geladeira. Tudo batidão, na mesma linha, visualizou? Há variações do tema: pia assim, geladeira assado, pode até ser que sua cozinha seja contemplada com uma janela independente da área de serviço! Clap, clap, clap para o arquiteto! E se a janela da área de serviço for com vidro incolor então, melhor ainda! Triste você que cozinha sem uma vista bonita porque a sua janela da cozinha é a mesma da área de serviço e alguém te falou que o vidro jateado era legal, “porque assim o pessoal lá fora não vê a roupa estendida”. Assim, fuck o pessoal lá fora! Quero poder VER o céu azul enquanto cozinho meu arroz integral!!!

Também não vou dizer que aquela coisa de não ter área de serviço, como os americanos, de colocarem a máquina de lavar roupas na cozinha, seja legal. Já vi programas de fora onde eles reclamavam de fiapos de roupa na cozinha. Tá certo, também não é legal!

Mas acho que a gente podia ter umas cabeças pensantes que colocassem a área de serviço num lugar inócuo, longe da gordura da cozinha. Poxa, se são duas área que são dispares são estas duas! Uma é para deixar seu lençol cheirosinho, a outra para cozinhar e produzir odores com isso! Não tá certo uma do ladinho da outra!

Na Europa, é comum a máquina de lavar roupas ficar no banheiro. Na Itália, bem sabe-se, o varal fica até para fora dos apartamentos, quer seja em Milão ou em Nápoles. É o jeito deles! Não posso recriminar, acho que é até cultural.


Assim como é também cultural o culto à nossa área de serviço. Porque somos um país que até pouco tempo contava com mão de obra muito barata. A coisa tá começando a mudar de figura... Quem sabe a revolução arquitetônica para isso não seja a abolição da área de serviço???