segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Os dissabores da varanda gourmet

Sabe, vai ser difícil alguém me convencer algum dia a comprar um apartamento por causa de uma varanda gourmet... Até acho legal o que ela me proporciona: churrasquinho, conversa na varanda, é mesmo uma delicia, mas tem seu preço. E é esse preço que eu não tô a fim de pagar!

Vamos lá, para começar, você sabe que este pedaço do seu apartamento que é vendido tão sabiamente, na verdade nem é computado para quem o constrói. È mais ou menos assim a coisa: para você, a varanda “vale” um dinheirão, poxa, um espaço bonitão destes, para quem constrói, vale quase nada e ele tem um retorno garantido. Na prática você paga por algo que não vale nada! E se tem uma coisa que eu odeio é ser enganada comercialmente falando! Gosto de comprar comida que é comida mesmo, roupa que é roupa mesmo, e apartamento que é apartamento mesmo!

Há muito tempo as construtoras vêem diminuindo consideravelmente o espaço útil de um apartamento. Hoje são capazes de fazer um apartamento com 3 dormitórios com sei lá, 60 metros quadrados... Irracional! Sei que diminuíram tanto, mas tanto que a coisa ficou preta! E aí começaram a “aumentar” a área destes apartamentos com as “varanda gourmet”. Porque né, você vê: 3 dormitórios, 105 metros quadrados, faz as contas, compara e fica contente, achando que tá legal! Mas tire destes 105 metros uns 20 metros de varanda e você já tem 85 metros para dividir seus mesmos 3 dormitórios. A conta para mim não bate! Eu já morei num apartamento de 80 metros com 2 dormitórios. Era OK! Tinha o quarto principal com 3 x 4,5 metros – medidas que considero ideais para quartos de padrão médio. Outro quarto com uns 3,5 x 2,7 metros. E uma sala com 3 metros de largura – menos que isso é chamar a gente de trouxa, porque hoje qualquer um tem uma TV de 49 polegadas! Não dá para fazer milagre! Dois corpos não conseguem ocupar o mesmo espaço!

Então "péra" lá! Para onde foi o “resto” do apartamento que tão me vendendo? Para a varanda amigo! Seu quarto, seu banheiro, sua cozinha, sua sala, tudo foi ficando menor para que a construtora pagasse menos imposto, construísse mais com menos dinheiro, ganhasse mais e você ainda ficasse contente com isso! Eu chamo isso de parceria caracu.


Não é incrível? Não, eu não tenho estudos científicos sobre o assunto, sou só uma curiosa, que observa com um risinho nos lábios os panfletos entregues nas ruas... 

Enquanto isso, aprecio a linda vista da minha varandinha bistrô...